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Níveis e Modalidades de Ensino

Educação Precoce

 

Define-se como programa educacional especializado de caráter preventivo, destinado a crianças na faixa etária de zero a três anos, com problemas evolutivos decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e ou ambientais.

 Realiza-se por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas, conduzidas por profissionais qualificados.

 São elegíveis para o ingresso neste programa às crianças:

consideradas de risco

com deficiência identificada nas áreas cognitiva, visual, auditiva e física, isolada ou associada a outras deficiências;

com autismo ou psicose infantil;

com atraso evolutivo.

 

Educação Infantil

 

Destinado a crianças de 04 a 06 anos de idade. Este programa visa proporcionar condições adequadas e favoráveis ao desenvolvimento nas dimensões física, emocional, cognitiva e social.

A educação infantil proposta pela APAE educadora orienta-se pelo referencial curricular nacional.

Na escola especial da APAE Educadora são elegíveis para o ingresso na Educação Infantil crianças:

egressas do programa de educação precoce da APAE e de outras instituições;

com deficiência mental associada ou não a outras deficiências;

com autismos ou psicoses infantis;

com deficiência sensorial e física, quando indicadas para esse atendimento com atraso no desenvolvimento, caso não existam pré-escolas na comunidade.

 

 Ensino Fundamental

 

               Programa destinado a alunos de 07 a 14 anos de idade. Realiza-se por meio de conteúdos curriculares que integram conhecimentos úteis ao exercício da cidadania, comprometendo o educando com posturas relevantes  para a vida pessoal e coletiva.  

                O Ensino Fundamental proposto pela APAE Educadora orienta-se pelo Referencial Curricular Nacional.

São elegíveis para ingresso Ensino Fundamental educandos:

egressos da Educação Infantil da APAE e de outras instituições especializadas;

oriundos da comunidade com deficiência mental e outras associadas a esta;

encaminhados pelas escolas do sistema regular de ensino indicado pelo processo avaliativo para este atendimento.

 

 

Educação de Jovens e Adultos

 

        Programa  para educandos com idade a partir de 15 (quinze) anos no nível do Ensino Fundamental, por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Esse programa caracteriza-se pela flexibilidade quanto à carga horária, à duração e aos componentes curriculares, próprios dessa modalidade educativa.  

 

Programas  Pedagógicos Específicos

 

         Destina-se a educandos com deficiência mental severa, associada ou não a outras deficiências, ou a doenças mentais e/ou a paralisados cerebrais. A oferta dos programas baseia-se nas necessidades da escola e nas demandas da comunidade. São programas baseados em currículos funcionais.

         São elegíveis para o programa os seguintes alunos:

     -    oriundos do programa de escolarização inicial da Escola da APAE;

     -    transferidos de outras unidades da APAE e outras instituições congêneres;

-    oriundos da comunidade, sem escolarização anterior.

 

Preparação e Qualificação  para o Trabalho

 

         A LDB propõe vinculação da educação com o mundo do trabalho, ou seja, destaca a relação estreita entre educação profissional e a preparação para a vida produtiva.

         Tendo em vista suas perspectivas escolares a APAE Educadora oferece educação profissional de nível básico destinada à qualificação e preparação para o trabalho.

         Para a realização deste trabalho a APAE Educadora oferece um programa educativo de natureza propedêutica e profissionalizante.

        

Programas Ocupacionais

 

         A finalidade dos referidos programas é de absorver educandos que não apresentem condições de se beneficiarem de programas de educação e para o mercado comum de trabalho.

         Programas oferecidos pela APAE para educandos com idade superior a 21 anos cujo às características da deficiência o impossibilite à inclusão em atividades laborativas e ou ocupacionais fora da Associação.

        

Programas  Terapêuticos

 

         Programa de natureza terapêutica que proporciona aos educandos uma modalidade diferenciada de atendimento, prevendo intervenções inter e multidisciplinares nas áreas: Médica, de Psicologia, de Pedagogia, de Fonoaudiologia, de Fisioterapia e de Educação Física.

 

 

 

 

 

 

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